O Mundo pra mim

Inaugurando esse novo espaço de escritas, o Mundo Pra Mim, por Paula Quintão

De passo em passo eu desvendo um mundo dentro e fora de mim”

Paula Quintão

Eu me lembro onde eu estava quando sonhei esse blog de escritos. Estava em São Paulo atravessando a plataforma do trem que parte do terminal Vila Olímpia em direção a baldeação com a Linha Amarela. Era um janeiro de 2015. Estava com o Leonardo, meu segundo marido, e me preparava emocionalmente para a viagem que faria com minha filha, Clara, no ano em que a tirei da escola para circularmos pela Europa. 

Talvez naquele momento uma parte minha estivesse um tanto a flor da pele tal qual o Chris McCandless no filme Na Natureza Selvagem. Um mundo de emoções passavam por mim.

Passavam as emoções sobre tirar a Clara da escola. Eu sabia naquela altura da vida o quanto as carteiras escolares são importantes, mas não mais importantes do que o mundo que acontece lá fora. Sabia por ter concluído meu doutorado, pra mim foram muitos anos de carteira escolar. E também sabia por trazer vivos os aprendizados que vieram das montanhas e trilhas, tão valiosos e transformadores. Se eu via a minha filha se deprimir dentro de casa era por haver na composição do seu mundo, eu supunha, um erro de prioridades: estudar importa, mas do modo como era feito, parecia que a vida e o próprio conhecimento importavam menos que as notas azuis.  

O mundo parecia muito grande para ser narrado por mim. Até que pelo caminho eu percebi que sempre estaremos vivendo um mundo que é nosso, um mundo que se revela a cada passo que damos.

Passavam também as emoções de me mudar de Manaus depois de 5 anos morando por lá, anos bem intensos da minha vida. Em Manaus eu me dedicava aos escritos do meu primeiro blog, o Manaus Pra Mim, onde pude me dedicar a escrita quase que diariamente, o que tanto contribuiu para que eu escrevesse meus livros. Passava por mim naquele momento de despedida de Manaus todas as emoções desde quando havia me mudado de Minas para Manaus, tudo era tão novo que não cabia em mim. E os escritos para o blog me alegravam num nível que nem tenho palavras para descrever. O blog ficou ativo por todos os cinco anos em que vivi em Manaus. Mas por eu estar de mudança da cidade, sabia que ele perderia seu propósito. E me vinha essa voz a dizer “O Mundo Para Mim, O Mundo Para Mim”, um chamado.

Um chamado pode ser facilmente seguido se não houver tanta emoção a ponto de ser inundado. Além desse mundo de emoções com a minha filha e o retorno para Minas, havia também o meu segundo casamento que estava se aproximando do fim. Um coração apertado e uma história de amor que parecia estar chegando ao fim.

E o chamado dizia “O Mundo Pra Mim, Paula…”. Eu ouvia. Mas não sabia bem o que fazer com ele.

Por isso antes cuidei da viagem com a Clara. Cuidei da mudança de Manaus para Minas. Cuidei do doloroso processo de separação. Cuidei do que veio nas cenas seguintes. E seguintes. E seguintes. E seis anos se passaram. E o chamado me chamou mais uma vez quase como um sussurro amorosamente insistente. “O Mundo Pra Mim…”, e dessa vez eu respondi. Sim, chegou o nosso tempo.

Chamados. Você já deve ter ouvido uma dessas vozes. Elas falam de um lugar diferente a alma. São um convite. Acontece que levei alguns anos a me permitir dizer sim a esse convite. Seis anos. Precisei desse tempo para percorrer mundos dentro e fora para além do mar de emoções para então estar aqui a narrá-los.

Por isso hoje, solstício de inverno no hemisfério sul, 21 de junho de 2021, eu inauguro esse que será meu blog das andanças pelos mundos de dentro e de fora. Será para mim uma alegria receber cada um que chega, ter seus comentários em minhas páginas e viver essa aventura de partilhas.

Emocionada encerro por aqui. Abraços e até,

Paula Quintão.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s